Agosto 07, 2015

5 sintomas de que sua empresa não é sustentável

Soluções Ambientais

Muito mais do que uma bandeira a ser destacada como diferencial de mercado, a sustentabilidade empresarial é, ao mesmo tempo, um valor a ser integrado à cultura empresarial.

Por que sua empresa não é sustentável? Selecionamos 5 sintomas que irão ajudar a identificar falhas, além de incentivá-la a se enquadrar ao formato atual de mercado.

1. Descuido com a energia elétrica e com equipamentos.

Toda prestadora de serviços ou produtora de bens possui instalações que consomem energia elétrica. Muitas empresas não têm controle do consumo mensal de energia, encarando as faturas como naturais e não comparando os montantes consumidos a cada mês. Buscar substituir equipamentos antigos e melhorar as instalações elétricas são ações importantes para evitar o consumo desnecessário de energia, como também trazem economia financeira para a empresa.

2. Descarte inadequado de resíduos.

Quem produz constantemente resíduos sólidos, líquidos ou gasosos deve tratar devidamente daquilo que devolve para a natureza. Muitos resíduos considerados sem valor ou descartáveis pela empresa são totalmente reaproveitáveis por outras, as quais produzem novos bens a partir daquilo que seria descartado. Neste sentido não há mais que se falar em descarte irresponsável.

3. Obtenção de matéria-prima ilegal ou de origem duvidosa.

Toda empresa necessita de matéria-prima para produzir seus bens e serviços. O preço de tais produtos, muitas vezes royalties, varia de acordo com inúmeros elementos determinantes. Buscar junto a fornecedores matéria-prima ilegal ou de origem duvidosa, muito além de correr o risco de incidir em previsões legais e responder penal e civilmente – em alguns casos também administrativamente, faz com que a empresa contribua diretamente para a degradação ambiental e exploração humana.

4. Descuido com o consumo de água.

A água é o bem mais valioso que existe. Muito além do petróleo, que produz energia e bens em geral, a água produz principalmente vida. Neste sentido, é muito importante o controle do consumo da água no ambiente empresarial, uma vez que o recurso próprio ao consumo e utilização está cada vez mais escasso. A economia no consumo de água contribuí tanto para com a sociedade em si, como também minimiza os custos da fatura ao fim do mês.

5. Inércia, não inovar e não tornar-se mais eficiente.

Toda empresa que queira se manter no mercado por um longo período de tempo deve acompanhá-lo. Assim, a inovação é o caminho para a longevidade empresarial. Aliada à inovação, deve-se sempre buscar ser mais eficiente, ou seja, otimizar seus processos para fazer mais com menos. Neste sentido a organização estará tanto gerando economia para si quanto gerando economia no consumo de recursos naturais. Acompanhando ainda os valores da sustentabilidade, é muito importante que toda empresa busque tornar seus produtos mais sustentáveis e que causem menos impactos ao meio ambiente.