Agosto 24, 2017

A relação do descarte incorreto na natureza provoca consequências negativas que acabam sendo sentidas por todos.

Soluções Ambientais

A relação do descarte incorreto na natureza provoca consequências negativas que acabam sendo sentidas por todos. Com o crescimento da população mundial, as indústrias elevam proporcionalmente a sua produção para poder atender a uma demanda crescente. A questão tem levado, durante as últimas décadas, a um aumento da preocupação com o meio ambiente e com a saúde devido aos problemas resultantes do descarte incorreto dos resíduos, principalmente perigosos. Entende-se que uma gestão adequada é aquela que inclui os processos de produção, manuseio, armazenagem, transporte, destino e ou tratamento final completo, sem provocar impactos negativos e com custo reduzido.

O descarte incorreto de resíduos industriais, corporativos ou provenientes da área da saúde, é tão preocupante que levou à elaboração de Normas e Legislações, com o intuito de regular e orientar sobre os procedimentos necessários para o correto manuseio, transporte e destinação, visando proteger o meio ambiente e à comunidade.
A ação de descarte tem o seu início no armazenamento, passando pelo processo de manuseio e destinação. Em cada fase é preciso observar e aplicar cuidados e infraestrutura inerentes que cercam cada um desses procedimentos, caso não seja feito de forma correta provocam efeitos nocivos, o que podem levar a uma eventual contaminação do solo pela ação de agentes químicos destes resíduos industriais, a sérios problemas de saúde através da contaminação; culminando com o desperdício de recursos que poderiam, eventualmente, ser reaproveitados através de processos corretos e adequados.

Todos estes preocupantes dados devem ser profundamente considerados e analisados, visando incrementar constantemente o planejamento a ser utilizado na execução dos Planos de Gestão Ambiental, não devendo ser esquecido de considerar as particularidades de cada tipo de Indústria.
A maior parte das organizações públicas e privadas (industriais e outras) estão cada vez mais preocupadas com a manutenção e melhoria da qualidade ambiental e a proteção da saúde humana, concentrando seus esforços e ações no bom gerenciamento ambiental. A Gestão Ambiental deve considerar e encorajar a encontrar as melhores soluções para os problemas que mais afetam o nosso desenvolvimento sustentável, atendendo à legislação e normas vigentes, para que possam reduzir impactos prejudiciais à sociedade.

Uma abordagem totalmente planejada, o uso proativo de ferramentas de controle e avaliação, o acompanhamento e a eventual revisão das ações visando à otimização dos processos de gestão, o desenvolvimento de política ambiental corporativa, constantes treinamentos para funcionários, em conjunto com frequentes auditorias ambientais, mitigarão riscos de efeitos poluentes indesejados e das consequências nocivas a saúde , garantindo condições adequadas para a segurança da comunidade e o desenvolvimento sustentável.