Setembro 15, 2017

Aprovação da Proposta de Resolução Conama

Soluções Ambientais

No dia 23 de agosto, durante a 126ª Reunião Ordinária do CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, sediado em Brasília (DF) no auditório do IBAMA, ocorreu a aprovação da Proposta de Resolução Conama que define os critérios para Produção de Composto de Resíduos Sólidos Orgânicos.

Dessa forma, sustentando a importância da Técnica de Compostagem Termofílica, (processo biológico que visa valorizar a matéria orgânica, e pode ter duração longa - de até dois meses dependendo apenas do material que está sendo utilizado, recebe este nome por conta dos fungos e bactérias que podem sobreviver a temperaturas entre 65°C e 70°C) como opção para o tratamento e reciclagem dos resíduos orgânicos, gerados pelas variadas atividades humanas, como por exemplo, o descarte de restos de frutas, legumes e vegetais.

A proposta preza pelo reaproveitamento de uma possível matéria prima, o resíduo sólido urbano por todo o território brasileiro, estimulando a compostagem como forma de reciclagem e disseminando a ideia de que o resíduo orgânico não deve ser rejeitado. A resolução também valida o uso de lodos de esgotos sanitários e esgotos industriais como matéria prima passiva de compostagem.

Sendo assim, a Compostagem Termofílica se torna um importante marco para a política nacional de sustentabilidade ambiental, contribuindo com a preservação da natureza e garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.