Outubro 16, 2017

B3: apenas 13% das empresas divulgam seus relatórios de sustentabilidade

Soluções Ambientais

Apenas 60 empresas declararam que fazem relatório usando os critérios do levantamento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), de uma lista com 443 companhias.

Do total de 443 empresas listadas, 147, ou seja, 33%, responderam a pesquisa, sendo que 60 informaram que já fazem o relatório usando os critérios ODS, ou 13% do total, e 87, ou 20%, explicaram por que não.

A grande maioria, 296 companhias, ou 67% não respondeu.

O levantamento foi feito entre 24 de julho e 1º de setembro.

O estudo faz parte dos esforços da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão - é a Bolsa de Valores oficial do Brasil, resultante da união entre BM&F-Bovespa e a Cetip S/A) para estimular as empresas a publicarem relatórios de sustentabilidade para, levando em conta os ODS, atingir um conjunto de 17 objetivos globais determinados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Das 60 corporações que estão levando em conta os ODS em seus relatórios, 7 disseram que estão fazendo seus relatórios considerando os ODS e 36 empresas pretendem ou estão avaliando a possibilidade de ter os ODS em seus relatórios de sustentabilidade ou integrados.

Ainda entre 87 empresas que não usam, 41% explicam que pretendem ou estão avaliando a possibilidade da adoção dos critérios.
Outras 20% afirmam que o assunto não está em suas prioridades, 10% reclamaram do custo, 8% dizem que já estão elaborando a prestação de contas e 5% disseram não conhecer os ODS.

Pode-se concluir que quase um quarto das empresas listadas enxerga valor na iniciativa, e estão levando em conta os ODS na gestão, apesar do lançamento recente dos objetivos, em 2015, afirma Sonia Favaretto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3.

“É certo que temos muito a avançar, mas para o primeiro ano da iniciativa podemos ver que essa agenda da ONU está ganhando força no mercado.”

A iniciativa da B3 em conjunto com a GRI (Global Reporting Initiative) tem o objetivo de fomentar a compreensão dos ODS e sua incorporação progressiva à estratégia empresarial.

A pesquisa será anual e é alinhada com o papel da B3 em desenvolver e aperfeiçoar o mercado de capitais no país, ao incentivar as boas práticas de transparência e de gestão entre as empresas listadas, afirma a bolsa em comunicado.
Fonte: Revista Exame.

A Onira pode te ajudar a assegurar os padrões de produção e de consumo sustentáveis alinhados com as metas ODS da ONU. Entre em contato conosco!