"> Cidades Costeiras sofrerão grandes impactos com as Mudanças Climáticas - Onira
Junho 29, 2017

Cidades Costeiras sofrerão grandes impactos com as Mudanças Climáticas

Soluções Ambientais

As cidades brasileiras situadas em zonas costeiras são mais vulneráveis às mudanças climáticas, não apenas em relação ao aumento do nível do mar, mas também a eventos como fortes chuvas, tempestades, inundações e erosão costeira, tendo como resultado a destruição e impactos graves à infraestrutura desses municípios

A constatação faz parte do documento "Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas", divulgado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), que aconteceu no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro.

Todo esse cenário faz parte de um dos efeitos que as mudanças climáticas, ocasionadas pelo aquecimento global, trarão não só para o Brasil, mas para a maioria dos países do mundo, provocando grandes problemas sociais e econômicos.

A Onira Soluções Ambientais acredita que a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental preventivo nas indústrias e empresas é extremamente importante para mitigar impactos adversos ao meio ambiente.

Os profissionais da Onira Soluções Ambientais fazem um mapeamento de todas as atividades realizadas em cada setor da empresa ou indústria para identificar, de forma preventiva, os processos da parte operacional que possam acarretar problemas ambientais.

O próximo passo é a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos que tem como objetivo documentar, de forma sistêmica, o descarte dos resíduos gerados durante o funcionamento da empresa, além de orientar quanto ao correto armazenamento, reciclagem e destinação final dos resíduos com um manejo eficiente, seguro e com base nas exigências legais de cada ramo de atividade.

O resultado será uma operação que trará contribuição a Política de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) de forma sustentável e eficiente para a diminuição do impacto da cadeia produtiva ao meio ambiente.

Fonte: [https://www.pbmc.coppe.ufrj.br/en/news/747-litoral-em-mudanca-impacto-vulnerabilidade-e-adaptacao-das-cidades-costeiras-brasileiras-as-mudancas-climaticas](https://www.pbmc.coppe.ufrj.br/en/news/747-litoral-em-mudanca-impacto-vulnerabilidade-e-adaptacao-das-cidades-costeiras-brasileiras-as-mudancas-climaticas)