Março 22, 2016

Como descartar corretamente seus resíduos eletrônicos?

Soluções Ambientais

Muitas pessoas guardam por anos a fio caixas de pilhas usadas, baterias que não carregam mais, cabos diversos que também não têm mais serventia, aparelhos celulares velhos, controles remotos quebrados e afins pela falta de conhecimento de um local de descarte adequado. Esses aparatos eletrônicos normalmente ficam ocupando espaço em um canto de nossas casas ou empresas. Confira abaixo algumas dicas para descartar corretamente seu lixo eletrônico.

Procure o centro de coleta e reciclagem da sua cidade

Os centros de reciclagem fazem a separação de material e destinação correta para reciclagem. Alguns centros até pagam pelo peso dos componentes, principalmente fios e metais.

Separe pilhas e baterias

Pilhas e baterias sem uso podem começar a vazar. Evite deixar em contato com outros tipos de material para não prejudicar a reciclagem dos demais materiais. E não descarte esses materiais em lixo comum em hipótese alguma, pois os resíduos que vazam de pilhas e baterias podem contaminar o solo.

Verifique se a sua operadora de celular não tem um programa de reciclagem

Algumas operadoras de telefone celular oferecem recompensas na reciclagem de aparelhos velhos como pontos ou bônus para clientes que entreguem seus aparelhos antigos na troca por um aparelho novo. Essa é uma forma de ter sempre um celular configurações atuais e, de quebra, não ficar com um aparelho antigo encalhado em casa.

Contate uma empresa especializada

Existem empresas especializadas para coleta de diferentes tipos de resíduos eletrônicos - de eletrodomésticos a peças de computador e cabeamento. Normalmente a coleta dessas empresas é feita de forma gratuita. A Onira pode te ajudar com essa logística reversa. Saiba mais em nossa área de soluções.