Abril 20, 2016

Como funciona a logística reversa para empresas?

Onira Soluções Ambientais

A logística reversa é a área responsável por lidar com o fluxo de bens produzidos por uma empresa após sua venda. Existem dois tipos de logística reversa: a que lida com o fluxo pós-venda (devolução, troca e afins) e a que lida com o fluxo pós-consumo. Um exemplo prático: empresas que vendem pilhas, por exemplo, devem disponibilizar uma opção de descartes destas pilhas.

Esta segunda área é responsável também pelo destino final destes produtos. Isto é: é de responsabilidade da empresa que produz determinado tipo de material dar um destino adequado a seus resíduos - reciclando o que pode ser reciclado e descartando corretamente o que não pode.

Dar um destino adequado para seus resíduos garante às empresas vantagens competitivas que vão além do selo verde - o destino correto de resíduos para reciclagem, por exemplo, pode gerar renda para a empresa.

É importante que as empresas elaborem um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) que siga às diretrizes determinadas pelo Ministério do Meio Ambiente. Também é importante sempre ter em mente não só o desenvolvimento sustentável da empresa, mas a redução de impactos ambientais sem que isso interfira no crescimento econômico da empresa.

Conte conosco para elaborar o seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos!