Julho 27, 2017

Como são tratados os Resíduos de Serviços de Saúde?

Soluções Ambientais

A destinação do lixo hospitalar é um assunto que diz respeito à vida e à cidadania de todos nós. Para pensar um pouco mais a respeito, durante o mês de julho abordamos os vários aspectos dessa atividade. Neste último post do mês, vamos falar sobre as formas de tratamento dos RSS, especialmente a autoclave.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o lixo hospitalar deve ser gerenciado de forma segura, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Por isso, todo estabelecimento gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), baseado nas características dos resíduos e compatível com as normas locais.

Para que possa ser descartado, o lixo hospitalar deve ser tratado. O tratamento pode ser realizado tanto por meio processo físico como por outros que vierem a ser validados pelos órgãos reguladores para a obtenção de redução ou eliminação da carga microbiana. O objetivo é sempre de promover a redução, eliminação ou neutralização dos agentes nocivos presentes nos resíduos.

Existem vários métodos de tratamento e cada um tem suas especificidades e aplicações mais adequadas. A autoclave, por exemplo, era inicialmente usada apenas para materiais cirúrgicos, mas foi adaptada também para uso em resíduos que apresentam risco biológico. Trata-se de uma esterilização a vapor que atinge os 135˚C , proporcionando a inativação dos micro-organismos presentes.

Escolher o melhor método de tratamento dos RSS é fundamental para que o descarte seja realizado com toda a segurança. Na hora de fazer esta definição, ter a consultoria de uma empresa experiente faz toda a diferença, pois, além de auxiliar nas escolhas dos melhores tratamentos e processos, também vai garantir que seus procedimentos atendam as determinações legais.

A Onira Soluções Ambientais presta este tipo de serviço há anos e tem entre seus clientes grandes representantes da Rede Hospitalar brasileira. Se você, assim como eles, desejar ter uma consultoria de excelência, entre em contato conosco (11) 5181-2533 / 3297-5606.

www.abrelpe.org.br
www.pensamentoverde.com.br