Abril 28, 2016

Descubra qual o nível de gestão ambiental da sua empresa

Onira Soluções Ambientais

Quando uma empresa inicia um plano de gestão ambiental ela passa por alguns níveis, até chegar a uma fase onde a questão sustentável se torna parte da estratégia empresarial da organização. É interessante conhecer essas fases para entender a cadeia evolutiva do processo, desde a atual em que a sua empresa se encontra, até as próximas pela qual ela deve passar para chegar a um nível maduro de gestão ambiental.

Nível de controle

É quando a empresa está iniciando seu processo de gestão ambiental, buscando controlar o que se emite e o que se devolve para o meio ambiente. Nesse nível estão sendo feitas ações focadas na emissão dos resíduos, de acordo com as leis de proteção ao meio ambiente, visando não incidir nas penalidades legais.

Nível de prevenção

Nesse nível já estão sendo colocadas em prática as ações que demonstram a gestão ambiental nos processos empresarias e administrativos,são adotadas critérios de responsabilidade ambiental. Além da preocupação relacionada à sociedade e a legislação, nessa etapa as ações também visam a prevenção de problemas internos. Há uma preocupação com aquisição de matéria-prima, seleção de fornecedores, entre outros.

Nível de pró-atividade

Esse é o último nível, conhecido também como nível de pró-atividade. É a fase em que a empresa trata a gestão ambiental e a sustentabilidade como temas de grande importância, sendo abordados até pela alta gerência. Torna-se parte inerente de sua cultura interna e se dissemina por todas as áreas e âmbitos da organização. Além disso, a empresa também passa a buscar a eco-excelência e antecipar possíveis problemas ambientais.

Conseguiu identificar em que nível sua empresa está? Para conseguir avançar por todas as fases com sucesso procure pela nossa equipe, temos experiência em consultoria ambiental.