Julho 21, 2017

Entenda por que o descarte correto do lixo hospitalar preserva a saúde e o meio ambiente

Soluções Ambientais

Os Rresíduos dos Sserviços de Ssaúde (RSS), também chamados de lixo hospitalar, não são iguais aos resíduos comuns e requerem destinações e tratamentos diferentes.

Afinal de contas, não se podem comparar os danos a serem causados pelo lixo doméstico com aqueles gerados nos estabelecimentos de saúde, como Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Farmácias.

Por sua vez, os resíduos hospitalares também são divididos em várias categorias como: infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes. Cada uma delas exige um tipo específico de manejo e, portanto, não podem ser descartadas da mesma forma. Com essa categorização, garantem-se a segurança do trabalhador, a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

Mas não é isso que se vê sempre. Com uma certa frequência, são divulgados na mídia acidentes causados pelo descarte de RSS a céu aberto. Por exemplo, .uma única agulha com material infectado pode contaminar uma pessoa que a manuseie de forma imprudente,pode infectar o responsável por higienizar a sala de aplicação de injetáveis. cCatadores de lixo podem se contaminar com resíduos líquidos descartados indevidamente nos lixões ou . mMateriais químicos que, em contato com o solo ou nascentes de rios, trazem prejuízos por vezes irreparáveis ao meio ambiente.

OComo o tratamento dos RSS, por Lei, é de responsabilidaderesíduos não é a atividade principal dos prestadores de serviços de saúde, da geração até o seu destino final. Para garantir que todas as normas legais , sejam observadas em todo o processo de descarte e destinaçãopara evitar todos os transtornos, o ideal é que essas empresas contem com uma consultoria especializada.

A ONIRA oferece soluções ambientais a prestadores de serviços de saúde há quase dez anos. Temos toda a expertise executar um processo seguro e controlado, atendendo às exigências para auxiliá-los a atenderd a legislação da forma e fornecendo todos os registros documentais necessários ao final do processo.

Para saber mais sobre o gerenciamento dos RSS, acompanhe nosso blog. Sempre temos novidades!