Setembro 13, 2016

O que impede a sua empresa ser sustentável?

Onira Soluções Ambientais

Uma pesquisa com dezenas de empresas da Fortune 1000 mostra a relutância em levar se levar adiante iniciativas de sustentabilidade ambiental, por causa dos mitos sobre os seus custos ou benefícios. Porém, empresas que adotaram a sustentabilidade de maneira eficiente estão lucrando com isso.

Veja quais são os principais mitos (e os motivos que os causam) sobre sustentabilidade corporativa:

  • É um custo e não podemos bancar agora: A sustentabilidade deve ser considerada não apenas porque é a coisa certa a fazer, mas também porque faz sentido para os negócios. Descobriu-se que em quase todos os cantos de uma organização há uma razão fundamental para ser mais sustentável. Richard Goode, diretor de sustentabilidade da Alcatel-Lucent, disse recentemente: "Nos bons tempos, a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo, em tempos de vacas magras, é uma estratégia defensiva e em tempos realmente difíceis, ele pode determinar sua sobrevivência"
  • Precisamos de muito pessoal : Um dos mitos é que os esforços relacionados com a sustentabilidade exigem uma grande equipe centralizada de condução e apoio. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Na maioria das empresas líderes pesquisadas, a equipe de sustentabilidade oscila entre um e quatro funcionários, mesmo em grandes companhias.
  • Não há investimento na sustentabilidade: a sustentabilidade oferece oportunidades inovadoras para empresas de linha superior e inferior. Estas marcas não apenas apresentam milhões em receitas, como também reforçam a imagem de marca de suas empresas-mãe. Além disso, muitas empresas descobriram que podem revender os produtos usados e os materiais que antes eram considerados resíduos.
  • É só para as grandes empresas: o tamanho da empresa faz pouca diferença. Elas têm a vantagem de sua competitividade depender muitas vezes de serem enxutas, talentosas, e ágeis, o que a sustentabilidade potencializa.