Março 08, 2015

Os 5 países que mais contribuem para um mundo sustentável

Onira Soluções Ambientais

Sabemos que, atualmente, temos um planeta muito afetado por problemas causados pela poluição, mas com o cenário econômico mundial cada vez mais complicado, poucas nações priorizam o investimento em atitudes realmente significativas para diminuir seus impactos ambientais de alguma forma.

No entanto, pode surpreender muitos brasileiros o fato de que uma pesquisa recente realizada pelo Good Country Index colocou o nosso país entre os que mais contribuem para a sustentabilidade! Ficou orgulhoso? Então saiba um pouco mais sobre essa pesquisa, veja quais as medidas tomadas pelo Brasil para se destacar nesse quesito e conheça outros países que fazem parte dessa lista!

O Good Country Index

O estudo Good Country Index (algo como “indicador de país bom”) buscava responder à seguinte pergunta: “as políticas e negócios de cada país estão sendo realizadas em favor dos cidadãos ou estão inseridas em um contexto maior em favor da humanidade e planeta?”

Essa pesquisa, na verdade, pretendia medir o que cada país faz para contribuir com o planeta e ao bem comum da humanidade. Para isso, foi feito um balanço utilizando informações da ONU e de outras organizações internacionais, e 125 países foram analisados, recebendo uma pontuação de 1 a 100 nos seguintes quesitos:

  • Ciência e tecnologia;
  • cultura;
  • paz e segurança internacional;
  • ordem mundial;
  • planeta e clima;
  • prosperidade e igualdade;
  • e, por fim, saúde e bem-estar.

A pesquisa visa, em última instância, iniciar uma discussão sobre como os países podem balancear o dever em relação a seus cidadãos com as suas responsabilidades em relação ao restante do mundo. Interessante, não é?

Brasil

No ranking geral, o Brasil ocupa a 49ª posição. Mas é no quesito “Planeta e clima” que o nosso país se destacou mesmo, ocupando a 5ª posição! E não é por menos: o Brasil chegou aí no ranking pelo fato de termos iniciativas voltadas à energia limpa — considerando que temos várias usinas hidrelétricas —, além de negócios e políticas voltados ao meio ambiente.

Em contrapartida, no critério “Prosperidade e igualdade”, que avalia alguns fatores como confiabilidade na troca de serviços, número de voluntários da ONU no exterior, justiça comercial, investimento externo direto e assistência ao desenvolvimento, nosso país, infelizmente, ainda tem muito a melhorar, já que ocupa a antepenúltima posição: 123ª.

Noruega

No quesito “Planeta e clima”, logo depois do Brasil vem a Noruega, em 4º lugar. O país nórdico já vem se destacando em políticas sustentáveis desde 2013, quando começou a importar lixo (isso mesmo!) de países como a Inglaterra, a Irlanda e a Suécia com o objetivo de produzir energia em usinas incineradoras e, assim, reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

Suécia

A Suécia (coincidentemente ou não, vizinha da Noruega) é quem vem em 3º lugar no ranking, e conta com diversas ações em prol do meio ambiente. Além de também gerar energia pela queima de lixo, a coleta seletiva é um hábito comum entre os suecos, e o sistema de transporte público do país utiliza combustível renovável.

Canadá

Em 2º lugar está o Canadá, que conta com políticas de redução da produção de resíduos, controle da poluição do ar, uso consciente da água doce e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a indústria agro-alimentícia.

Islândia

E em primeiríssimo lugar na categoria “Planeta e clima” vem a ilha de gelo, que aposta em energia geotérmica e cuja capital já foi, inclusive, considerada a cidade mais limpa do mundo!

E você, ficou orgulhoso em saber que o Brasil está entre os 5 países que mais contribuem para um planeta mais sustentável? Conhece outros exemplos a serem seguidos quando o assunto é meio ambiente? Compartilhe com a gente nos comentários para que mais pessoas possam se inspirar!