Setembro 18, 2015

Conheça os erros mais comuns na hora da reciclagem

Soluções Ambientais

O ato de reciclar no dia a dia é atual para nossa sociedade (passou a ser mais usual há mais ou menos 10 anos). Apesar de existir um número maior de informações divulgadas sobre o assunto, é comum encontrar pessoas que ainda não sabem como separar o lixo de casa.

Conheça os erros mais comuns cometidos pelas pessoas na hora de reciclagem:

O lixo é separado de maneira errada

A etapa mais importante da reciclagem é a separação do lixo. O processo facilita o trabalho de quem irá recolhê-lo. Separe os materiais desta forma: lixo comum, o metal, o papel, o plástico e o vidro. O ideal é que passe por ser seu bairro uma coleta seletiva para dar um destino correto ao descarte dos materiais.

Apenas os resíduos orgânicos são separados

Reiterando o que foi dito anteriormente, a separação somente da comida com o restante do lixo não é o suficiente. Portanto, você não está acertando se apenas destinar restos de comida em uma sacola e alumínio, papel, pilha, plástico e outros materiais em outras. Vale lembrar que há certos itens que não podem ser reciclados, pois têm substâncias tóxicas, por exemplo.

Os aparelhos eletrônicos são descartados no lixo comum

Celulares são os melhores exemplos, devido à rotatividade destes aparelhos. O novo modelo surge e o antigo é descartado. Onde? Na lixeira. Quando o certo é reciclar: há organizações criadas com este propósito. O mesmo vale para os computadores: há, inclusive, fabricantes que recebem o aparelho de volta.

Os diferentes tipos de vidro não são separados

Copos e jarras transparentes não são similares a porcelanas e espelhos. Logo, a dica é separá-los. Quando, por exemplo, se quebram ou você decide colocar no lixo, separe o que é vidro translúcido do que não é. Dessa forma, facilitará o trabalho daqueles que dependem do processo de reciclagem para viver.

Objetos cortantes ficam desprotegidos

Após você colocar as sacolas na lixeira, outras pessoas acabarão tocando em seu lixo. Devido a isso, recomenda-se que o lixo seja protegido com caixas de papelão ou enrolado com folhas de jornal. Isso evitará que objetos cortantes, como facas, lâminas e pedaços de vidro possam machucar alguém.

Separação de papel picado para reciclagem

O papel picado é mais difícil de reciclar do que o papel inteiro. Isso porque as máquinas que fazem o trabalho do reaproveitamento do papel usado não têm a capacidade de capturar tamanhos tão pequenos. Portanto, não é preciso picar o papel. Basta separar o papel de outros produtos e fazer sua reciclagem.

Todo lixo é reciclável

Errado. Nem tudo é reciclável. Até mesmo o papel tem suas exceções. Quando o papel está separado em uma sacola, muitas vezes, há diferentes tipos dele – alguns podem ser reaproveitados, enquanto outros, não. Confira exemplos de itens que não podem ser reciclados:

  • Papel Carbono, celofane, embalagens engorduradas ou siliconadas;
  • Fotografias, CDs e DVDs, exames de raio-X;
  • Latas de tinta, latas de aerossol, latas de pesticida (e similares);
  • Sacos de cimento e outros materiais de construção, cabos de panela;
  • Ampolas de medicamentos, vidros de carros, cristais, espelhos, lâmpadas.