Junho 03, 2016

Os países que mais contreibuem para um mundo sustentável

Onira Soluções Ambientais

Antes de ler este post, tente imaginar quais seriam os países que mais contribuem para um mundo sustentável. Pensando em medir o que cada país faz para contribuir com o planeta e ao bem comum da humanidade, realizou-se o estudo Good Country Index (que seria algo como “indicador de países do bem”).

Para isso, foi feito um balanço utilizando informações da ONU e de outras organizações internacionais, dos quais 125 países foram analisados, recebendo uma pontuação de 1 a 100 nos seguintes quesitos:

Ciência e tecnologia;
cultura;
paz e segurança internacional;
ordem mundial;
planeta e clima;
prosperidade e igualdade;
e, por fim, saúde e bem-estar.

A pesquisa visa, em última instância, iniciar uma discussão sobre como os países podem balancear o dever em relação a seus cidadãos com as suas responsabilidades em relação ao restante do mundo. Interessante, não é?

BRASIL

No ranking geral, o Brasil ocupa a 49ª posição. Mas é no quesito “Planeta e clima” que o nosso país se destacou mesmo, ocupando a 5ª posição! E não é por menos: o Brasil chegou aí no ranking pelo fato de termos iniciativas voltadas à energia limpa — considerando que temos várias usinas hidrelétricas —, além de negócios e políticas voltados ao meio ambiente.

Em contrapartida, no critério “Prosperidade e igualdade”, que avalia alguns fatores como confiabilidade na troca de serviços, número de voluntários da ONU no exterior, justiça comercial, investimento externo direto e assistência ao desenvolvimento, nosso país, infelizmente, ainda tem muito a melhorar, já que ocupa a antepenúltima posição: 123ª.

NORUEGA

No quesito “Planeta e clima”, logo depois do Brasil vem a Noruega, em 4º lugar. O país nórdico já vem se destacando em políticas sustentáveis desde 2013, quando começou a importar lixo (isso mesmo!) de países como a Inglaterra, a Irlanda e a Suécia com o objetivo de produzir energia em usinas incineradoras e, assim, reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

SUÉCIA

A Suécia (coincidentemente ou não, vizinha da Noruega) é quem vem em 3º lugar no ranking, e conta com diversas ações em prol do meio ambiente. Além de também gerar energia pela queima de lixo, a coleta seletiva é um hábito comum entre os suecos, e o sistema de transporte público do país utiliza combustível renovável.Canadá

Em 2º lugar está o Canadá, que conta com políticas de redução da produção de resíduos, controle da poluição do ar, uso consciente da água doce e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a indústria agro-alimentícia.

ISLÂNDIA

E em primeiríssimo lugar na categoria “Planeta e clima” vem a ilha de gelo, que aposta em energia geotérmica e cuja capital já foi, inclusive, considerada a cidade mais limpa do mundo!

E você, ficou orgulhoso em saber que o Brasil está entre os 5 países que mais contribuem para um planeta mais sustentável? Conhece outros exemplos a serem seguidos quando o assunto é meio ambiente? Compartilhe com a gente nos comentários para que mais pessoas possam se inspirar!