Setembro 22, 2017

Poluição Plástica

Soluções Ambientais

O plástico é um material indispensável no dia a dia da vida moderna, principalmente quando se pensa em recipiente para algo. Ele cerca o nosso cotidiano de maneira útil, e também se faz presente na inutilidade quando seu descarte é feito de forma inadequada, e assim acaba por poluir rios e oceanos.

Recentemente uma pesquisa constatou que mesmo na água potável que é servida para a população, há micropartículas plásticas, e não só aqui no Brasil, mas por todo o planeta.

A ORB Media, organização que divulgou o estudo destaca que entre os materiais encontrados, estavam vestígios de fibras de plástico microscópicas em 83% das 159 amostras coletas de diversas localidades de todo mundo. O que mais alarma é que até mesmo em água engarrafada e em casas que filtram a água por osmose reversa, o material está presente.

“A contaminação desafia a geografia: o número de fibras encontradas em uma amostra de água da torneira do restaurante Trump Grill, na Trump Tower, em Manhattan, nos EUA, foi igual ao encontrado em amostras de Beirute, no Líbano”, diz o relatório da ORB.

A ORB em parceria com o jornal Folha de São Paulo se organizou para coletar 10 amostras extras de água em residências da capital paulista, e enviou para análise em Minnesota, o resultado revelou que nove em cada dez amostras possuíam microfibras de plástico. A SABESP, empresa de saneamento de SP, assim como as demais empresas deste setor pelo Brasil, não filtra esse tipo de material, pois não há uma obrigação legal para que isso aconteça.

Perigo para saúde?

O plástico é um material quase que indestrutível na natureza, apenas se divide em menores partículas. Mas a grande complicação é o conjunto de substâncias químicas responsáveis por sua criação e suas propriedades, como cor – muitas das substâncias usadas para alterar a tonalidade do plástico são tóxicas ou de disrupção endócrina (imitam hormônios capazes de interferir no sistema endócrino). E também podem atrair para si outros poluentes, como: dioxinas, metais e alguns pesticidas.

Os microplásticos não sufocam apenas os oceanos, mas também o nosso corpo quando fazemos a ingestão da água potável. Por isso a cada dia que se passa é tão necessário realizar o descarte de materiais de maneira coesa e responsável, porque não importa como, o que você joga para o planeta, volta para você.

Conte com a Onira para a solução ideal na construção de um mundo mais sustentável.