Novembro 11, 2016

Por que é essencial descartar resíduos corretamente?

Onira Soluções Ambientais

Um dos maiores clichês do cinema americano é a expressão “Você deveria saber onde a sua jurisdição termina”. Tal frase de efeito geralmente é proferida, em tom ameaçador, por uma autoridade ao policial (o mocinho) quando este descobre informações que podem comprometer um dos vilões envolvidos na trama.

Além de significar poder, área de influência, o termo jurisdição também é sinônimo de dever. A partir dessa premissa, pode-se dizer que no Brasil a frase que faria mais sentido seria a inversa: “Você deveria saber onde a sua jurisdição começa”. Ao menos no que diz respeito à gestão ambiental praticada por muitas empresas, que, por falta de orientação especializada, desconhecem totalmente os procedimentos legais. Sobretudo no que diz respeito à eliminação de resíduos sólidos.

É comum ouvir no meio corporativo que, se o produto não é perigoso, não existem riscos para o meio ambiente e o descarte pode ser feito da maneira convencional. Trata-se de um mito.

Todo resíduo eliminado incorretamente gera impactos ambientais. Não importa se são sobras de produção, itens com defeito ou equipamentos que tornaram-se ultrapassados. Seguir a lógica do “produto inofensivo” e descartá-lo da forma que você acha correta (e não de modo compatível com a legislação) acarreta problemas com a lei. Pior: pode prejudicar a imagem da sua marca. E aí o prejuízo torna-se ainda maior.

PARA ONDE VAI OS MEUS RESÍDUOS?

Agora você já sabe que não precisa ser proprietário de uma indústria de lixo radioativo para ter de se preocupar com o destino final de seus resíduos. As simples pilhas de papel acumuladas na sua empresa exigem um serviço de descarte adequado. E quem vai dizer qual é o melhor destino para cada substância é uma empresa especializada em soluções ambientais.

São muitas as possibilidades: aterros sanitários, armazenamento, reciclagem, incineração, direcionamento para estações de tratamento de efluentes, entre outras. Por meio de parcerias com determinadas instituições, é possível até mesmo reaproveitar parte do lixo, gerando uma pequena renda para abater parte dos custos com o processo de descarte.

À PROVA DE RECONHECIMENTO

Dependendo da forma de descarte adotada, existe o risco de terceiros entrarem em contato com restos dos produtos. É aí que mora o perigo. Não são raros os casos de pessoas mal-intencionadas que simulam acidentes com o objetivo de arrancar dinheiro por meio de ações judiciais. Há ainda histórias reais de indivíduos que encontraram pedaços de documentos de grandes empresas e passaram a ter acesso a informações confidenciais. Em ambas as situações, o resultado foi institucionalmente catastrófico.

O serviço de descaracterização foi criado justamente para prevenir esse tipo de problema. Ao destruir totalmente os resíduos, ele elimina as evidências que permitam a associação do produto com sua marca. O processo envolve máquinas de fragmentação, equipes de fiscais supervisionando o processo do início ao fim, laudos com fotografias e outras medidas para garantir discrição e segurança.

A DESTRUIÇÃO DA SUA MARCA EM QUATRO PASSOS

O serviço de descaracterização oferecido pela Onira é constituído das seguintes etapas:

1) TRANSPORTE:
Para fazer a retirada dos seus resíduos, dispomos de uma frota protegida contra riscos ambientais e sistema próprio de rastreamento.

2) DESCARACTERIZAÇÃO:
Com equipamentos de última geração, fragmentamos os seus produtos em partes não-comercializáveis e apagamos todas as evidências de sua marca.

3) DESTINO FINAL
Os vestígios descaracterizados são encaminhados para o destino estabelecido no início do projeto (aterros, incineradores ou reciclagem).

4) EMISSÃO DE RELATÓRIOS
A equipe de engenheiros ambientais responsável pelo projeto elabora um dossiê completo com fotos de todas as etapas.

Se você precisa de um dos serviços descritos neste artigo, entre em contato com a Onira e solicite o seu orçamento.