Abril 28, 2016

Quais resíduos precisam de tratamento antes da destinação final?

Onira Soluções Ambientais

Algumas classes de resíduos devem passar por processamento antes de seu descarte final como líquidos e materiais químicos. Entenda abaixo quais materiais devem passar por processamento e qual tipo de processamento é feito antes do descarte final.

Líquidos

Os resíduos líquidos devem ser classificados de acordo com a periculosidade que oferecem ao meio ambiente, atentando-se aos riscos e propriedades destes materiais como as propriedades químicas, físicas e infectocontagiosas. A periculosidade deles deve ser classificada também aos fatores de risco à natureza (inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade), além da concentração, mobilidade, persistência, bioacumulação e degradação destes resíduos.

Existem centros específicos de tratamento de resíduos líquidos. É importante que a empresa geradora de resíduos líquidos conheça estes centros e informe-se dos trâmites necessários para que estes resíduos passem pelo tratamento adequado antes do descarte, de forma a reduzir sua nocividade ao ambiente.

Resíduos sólidos e semi-sólidos

Para a correta destinação dos resíduos sólidos e semi-sólidos, é importante primeiro fazer a separação dos tipos de materiais em suas devidas classes. Por exemplo: materiais de fabricação de produtos biológicos, vacinas de microorganismos vivos e afins devem passar por um processo de transformação física de forma que elimine a proliferação destes organismos.

Após o tratamento destes resíduos é possível analisar se seus materiais resultantes são recicláveis, reutilizáveis ou rejeitos. Feita esta análise, este material segue para o seu destino final correto, sem que isso cause impactos ao meio ambiente.

Resíduos químicos

Indústrias e empresas que produzem resíduos químicos devem categorizar seus resíduos de acordo com a propriedade reativa que eles possam ter e, a partir daí, definir as transformações físicas aos quais esses produtos devem passar. Estas empresas também são responsáveis por realizar o tratamento destes resíduos - ou contratar parceiras que façam essa neutralização - e dar o destino final a eles.

Resíduos biológicos

Carcaças, víceras e corpos de animais submetidos a experimentos também devem passar por um processo de neutralização de reagentes químicos antes do descarte final. Estes processos devem reduzir ou eliminar os potenciais agentes patológicos presentes nestes organismos antes do destino final - que normalmente é a incineração.

Aparelhos eletrônicos

Aparelhos eletrônicos também devem passar por processamento antes da destinação final pois suas peças podem ser divididas entre classes de recicláveis (partes plásticas, de ferro ou alumínio e fios) e partes nocivas como metais pesados contidos em aparelhos e processadores que podem vazar e contaminar o ambiente.

Em caso de dúvidas sobre o correto destinamento dos resíduos da sua empresa, bem como a necessidade de tratamento antes da destinação final deste resíduos, conte com a nossa assessoria!