https://www.ambiente.sp.gov.br/2017/08/03/sma-articula-plano-de-residuos-solidos-para-regiao-do-alto-tiete/ foi publicado que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente realizou na quarta-feira 2 Agosto, reunião com representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) para discutir a elaboração do estudo que embasará o plano de resíduos sólidos de toda a região do Alto Tietê.

"> Resíduos sólidos e sua destinação - Onira
Agosto 31, 2017

Resíduos sólidos e sua destinação

Soluções Ambientais

Foram veiculadas recentemente notícias que despertaram a atenção dado o tema.

No site https://www.ambiente.sp.gov.br/2017/08/03/sma-articula-plano-de-residuos-solidos-para-regiao-do-alto-tiete/ foi publicado que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente realizou na quarta-feira 2 Agosto, reunião com representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) para discutir a elaboração do estudo que embasará o plano de resíduos sólidos de toda a região do Alto Tietê.

Já no site https://jornalfolhalitoral.com.br/2017/08/08/palestra-aborda-destino-correto-de-residuos-solidos/ foi informado que a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (SC), através da Diretoria de Educação Ambiental e Unidades de Conservação, promoveu na quinta-feira (03) de Agosto a palestra "Resíduos Sólidos e sua destinação". Na palestra foram explicados os tipos de resíduos sólidos, a coleta e as destinações finais corretas.

A atenção com o descarte incorreto de Resíduos Sólidos e as consequências indesejáveis desta prática para o Meio Ambiente, tem sido uma preocupação constante de várias entidades públicas e privadas, pois vai contra contra o interesse econômico da sustentabilidade, afetando a qualidade de vida da população. Os resíduos presentes nos mais diversos setores tais como: industrias, corporações, comercio e hospitais dispostos de forma não adequada, representam um perigo para a saúde e o meio ambiente.

Novos conceitos e modelos, como os acima mencionados, estão se formando para demostrar que devemos estar atentos aos problemas ambientais, tomando medidas apropriadas que produzam resultados positivos.

A Educação Ambiental, a Gestão de Resíduos e a Sustentabilidade, são conceitos que devem ser implementados de forma ética, consciente e sustentável. O treinamento e conscientização devem oferecer uma elevada capacidade de mobilização das pessoas de modo geral, e devem ser acompanhados de um plano de trabalho que, de maneira clara, norteie os procedimentos para o gerenciamento dos resíduos focados nas constantes melhorias de todo o processo.

Minimizar os rejeitos, recuperar, reutilizar, reciclar, diminuir o consumo de energia, armazenar em locais apropriados com total segurança, bem como o manuseio, o transporte e a destinação de forma correta, fazem parte do dia a dia de quem busca as melhores soluções em gerenciamento de recursos e manuseio de substâncias inertes ou perigosas. É um trabalho continuo que deve acompanhar as mudanças normativas e a legislação.

O serviço de consultoria ambiental é fundamental para que todo esse processo funcione de forma assertiva, através da apresentação de planos que descrevam as práticas corretas para obter um plano controlador que observe que tudo está sendo feito da forma mais eficiente, além da obtenção dos certificados necessários. Este é um diferencial para quem busca a solução definitiva dos seus problemas ambientais.

Temos que estar atentos às mudanças e sermos atuantes nas atividades que evitem impactos ambientais negativos e contribuir positivamente na redução de custos dos diversos segmentos produtivos visando a sustentabilidade e a melhoria de vida da população.