Abril 28, 2016

3 fatos que indicam que a sua empresa não é sustentável

Soluções Ambientais

Atualmente, tornou-se não só importante ser sustentável, mas também uma exigência de mercado, é um dever inerente a toda organização contribuir para a preservação do meio ambiente, é um valor que deve ser integrado a cultura empresarial e também uma questão que diferencia uma empresa das demais.

Em alguns casos, as empresas julgam ter algumas ações sustentáveis, como reciclar o lixo comum e economizar água, e que isso já é suficiente para que ela seja considerada ambientalmente responsável, mas não é bem assim. Listamos 3 fatores que indicam que a sua empresa ainda não é sustentável e precisa evoluir nesse sentido.

Descarte inadequado de resíduos

A grande maioria das empresas ou indústrias produz resíduos, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos. Por isso, é fundamental o devido cuidado em tratá-los antes que sejam devolvidos para a natureza, para que não causem danos. Há também alguns resíduos que podem e devem ser reaproveitados, por isso é necessário um estudo nesse sentido, para a correta destinação final de cada item.

Uso de matéria-prima ilegal ou de origem desconhecida

Toda empresa precisa de matéria-prima para produzir seus bens e serviços e para reduzir custos, muitas acabam buscando esses materiais junto a fornecedores ilegais ou duvidosos. Esse fato faz com que a empresa contribua diretamente para a degradação ambiental e até mesmo para exploração humana.

Falta de cuidado com a energia elétrica e equipamentos

As instalações e equipamentos de uma empresa consomem muita energia elétrica, por isso é preciso um efetivo controle do consumo mensal, além de buscar a substituição de equipamentos antigos, melhorar as instalações elétricas, etc. Ações que realmente busquem otimizar o consumo da organização.

Se identificar que algum desses itens ocorre na rotina da sua organização, a melhor alternativa é buscar uma consultoria ambiental para te mostrar qual o melhor caminho e solução para que a sua empresa se torne sustentável.