Novembro 16, 2016

A importância da logística reversa.

Soluções Ambientais

A logística reversa é responsável por lidar com o fluxo de bens produzidos por uma empresa após sua venda. Existem dois tipos de logística reversa: a que lida com o fluxo pós-venda (devolução, troca e afins) e a que lida com o fluxo pós-consumo. Um exemplo prático: empresas que vendem pilhas, por exemplo, devem disponibilizar uma opção de descartes destas pilhas.

Esta segunda área é responsável também pelo destino final destes produtos. Isto é: é de responsabilidade da fabricante de determinado tipo de material dar um destino adequado a seus resíduos - reciclando o que pode ser reciclado e descartando corretamente o que não pode.

Dar um destino adequado para resíduos garante às empresas vantagens competitivas que vão além do selo verde - o destino correto de resíduos para reciclagem, por exemplo, pode gerar renda para este negócio, já que a Logística Reversa possibilita o retorno de resíduos sólidos para a indústria de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc).