Março 02, 2015

5 dicas para se tornar uma empresa sustentável

Onira Soluções Ambientais

Ser uma empresa sustentável não é importante só para o bolso. Além de economizar recursos materiais e naturais, ser sustentável é importante para o ambiente em que vivemos e trabalhamos. Cada vez mais, a sociedade tem se preocupado com a questão da preservação dos recursos, e as organizações precisam se adequar para acompanhar esse cenário.

Esse comportamento também está ligado ao fato de que vivemos no contexto de uma legislação mais exigente e voltada para a proteção do meio ambiente. Não é preciso necessariamente ter a ISO 14001 (a normatização de gestão ambiental mais utilizada no mundo) para ser uma empresa sustentável, mas é possível adotar alguns hábitos no trabalho e na relação com os clientes sem precisar fazer grandes investimentos e sacrifícios.

Veja, a seguir, dicas para ser mais sustentável, aumentando sua lucratividade e a melhorando sua imagem perante a sociedade e os consumidores!

Revisão e manutenção elétrica e hidráulica

Essa é uma recomendação bem simples, mas que pode fazer toda a diferença. Substituir as velhas fiações, eliminando vazamentos, reduz o desperdício de energia elétrica, enquanto trocar as descargas dos vasos sanitários por descargas econômicas faz com que os toaletes gastem apenas o necessário de água.

Envolva os funcionários

A gestão das pessoas envolvidas em uma organização também está relacionada à responsabilidade social do empresário e à sustentabilidade de um negócio.

Algumas ações que podem trazer o colaborador para perto das diretrizes da empresa, como a promoção de palestras, cursos, comunicados internos e até mesmo a implantação de um concurso para avaliar as melhores ideias de como tornar o ambiente de trabalho mais ecologicamente correto, por exemplo.

Incentive o uso consciente dos aparelhos eletrônicos

Desligar os computadores no horário do almoço é uma boa medida nesse sentudo, já que mesmo em stand by há consumo de energia. Trabalhar de janelas e cortinas abertas faz aumentar a circulação de ar e a incidência de luz natural, diminuindo a necessidade de iluminação elétrica e aparelhos de climatização.

Além disso, oriente seus colaboradores a não imprimir documentos sem necessidade e configure a impressora para cópias frente e verso. Que tal colocar nos e-mails da empresa uma mensagem sugerindo que não se imprima aquele texto a não ser que seja realmente necessário?

Destine os resíduos gerados corretamente

Faça a separação do lixo seco e do lixo úmido ou orgânico. A prefeitura é uma ótima fonte de informações para saber se há na cidade alguma empresa ou cooperativa que receba ou até mesmo vá à sua organização coletar os resíduos.

Os recicláveis são materiais valiosos para algumas pessoas: seja parceiro das entidades que trabalham com esse tipo de material. Assim, além de reduzir seus resíduos, você estará contribuindo para o trabalho dos recicladores.

Estude os riscos ambientais na sua empresa

É importante analisar e ficar atento às legislações que abrangem o seu negócio. Manter-se atualizado é essencial para evitar surpresas desagradáveis e trabalhar sempre dentro da lei.

Além dessas sugestões de como se tornar uma empresa sustentável, existem ainda algumas certificações e selos que distinguem organizações, serviços e produtos que são sustentáveis dos que não o são. Essas certificações agregam valor à marca, bens e serviços oferecidos e são cada vez mais importantes no mercado.

E a sua empresa já está trabalhando de forma sustentável? Quais práticas são adotadas para proteger o meio ambiente? Compartilhe conosco nos comentários!