Março 15, 2018

Pesquisa aponta a realidade das Unidades de Conservação em biomas brasileiros

Soluções Ambientais

No recente estudo publicado na revista Acta Oecologica, pesquisadores do Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação (LEEC) da UNESP-Rio Claro e um pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) verificaram a eficiência da rede das Unidades de Conservação nos biomas da Amazônia e da Mata Atlântica. Para tanto, o grupo usou uma abordagem pouco comum: avaliaram como áreas de proteção (Protected Areas – PAs), como são conhecidas no termo técnico, eram de fato eficientes em manter áreas climáticas estáveis (Climate Stable Areas – CSAs).

Leia mais

Março 08, 2018

Eletricidade gerada por fontes renováveis e bactérias é usada por empresas

Soluções Ambientais

As empresas Evonik e Siemens estão planejando usar eletricidade gerada a partir de bactérias e fontes renováveis, para converter dióxido de carbono (CO2) em produtos químicos especiais. Ambas as companhias estão trabalhando em processos de eletrólise e fermentação. O projeto de pesquisa em conjunto se chama Rheticus, foi lançado no mês de janeiro, e deve ter uma duração de 2 anos. A usina teste está programada para operar até 2021 na instalação da Evonik, em Marl, na Alemanha.

Leia mais

Março 01, 2018

Alerta prejuízo: distribuição irregular de chuvas no verão causa problemas em municípios brasileiros

Soluções Ambientais

É justamente quando as chuvas ficam mais frequentes e servem para encher os reservatórios superficiais e subterrâneos, que o desequilíbrio na distribuição das mesmas leva a extremos. O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em municípios de sete estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Sergipe e São Paulo. A seca prolongada afeta os municípios de Santa Teresinha e Água Fria, na Bahia; Carira e Gararu, em Sergipe.

Leia mais

Fevereiro 22, 2018

MMA quer conter o desmatamento na produção de soja e pecuária

Soluções Ambientais

O Ministério do Meio Ambiente desenvolveu grupos de trabalho para controle do desmatamento na cadeia produtiva da soja e no setor pecuarista. O objetivo destes grupos é propor ações de prevenção, e contribuir para a realização dos planos de combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Essas medidas são necessárias para o cumprimento das metas assinadas pelo Brasil no Acordo de Paris, sobre a mudança do clima. A ideia é a construção de novas bases para acordos setoriais dentro da quarta fase do Plano.

Leia mais

Fevereiro 15, 2018

Segundo relatórios do IPCC, os extremos estão ligados ao novo clima do planeta

Soluções Ambientais

Os relatórios do IPCC demonstram que as pesquisas publicadas desde o Acordo de Paris ligam cada vez mais as mudanças climáticas aos eventos climáticos extremos por todo o planeta. Desde o fim da cúpula do clima da ONU em Paris, ao fim de 2015, especialistas publicaram cerca de 59 artigos atribuindo os eventos climáticos específicos às mudanças climáticas. Dos 59 artigos, 41 concluem que as alterações bruscas do clima ajudaram no crescimento de riscos de eventos extremos, revela a pesquisa da Unidade de Inteligência Energética.

Leia mais

Fevereiro 08, 2018

Crescem as zonas mortas nos oceanos

Soluções Ambientais

Segundo um estudo publicado na revista Science, as áreas sem oxigênio nas águas abertas do oceano quadruplicaram de tamanho desde meados do século 20. E as zonas com oxigênio mínimo perto das costas se multiplicaram por 10. As consequências desse fator podem causar a extinção em massa de espécies a longo prazo, apresentando risco à vida de milhões de pessoas que dependem do mar como fonte de trabalho. “Os maiores eventos de extinção na história da Terra foram associados a climas quentes e a deficiência.

Leia mais

Fevereiro 01, 2018

Compostagem: reaproveitamento de recursos

Soluções Ambientais

O desperdício nos cerca por todo o nosso cotidiano da vida moderna, seja pelo descarte de cascas de ovos, cascas de frutas ou restos de comida mesmo. Entretanto, todos esses itens são ótimos ingredientes para a compostagem orgânica, e formação de adubo. A especialista em jardinagem e paisagismo, Raquel Patro criou seu próprio método para reutilizar restos de alimento, os convertendo em nutrientes para suas plantas. Ela guarda cascas de frutas, como banana, laranja, abacaxi e mamão, além de cascas de cebola, ovos, e borra.

Leia mais

Janeiro 24, 2018

5 tipos de poluição do solo

Soluções Ambientais

O solo é essencial para o crescimento e desenvolvimento de milhares de plantas, e a sua poluição pode ser responsável por diversos danos. A poluição do solo pode ser causada por diferentes agentes, como: fertilizantes, componentes químicos, medicamentos, metais, acidentes, desastres naturais, etc. 5 tipos de poluição do solo • Poluição causada por defensivos agrícolas Os defensivos agrícolas quando utilizados em grande escala, não só afetam insetos e pragas, mas também causam a poluição do solo de sua região. Os alimentos também podem ser contaminados.

Leia mais

Janeiro 17, 2018

Noruega reduz pagamento ao Brasil por desmatamento

Soluções Ambientais

A Noruega diminuiu os pagamentos anuais que faz ao Brasil para proteger a floresta amazônica em 60% (US$ 42 milhões) por conta de uma elevação no desmatamento em 2016, mas elogiou os sinais que demonstram uma diminuição neste ano, disse o Ministério do Meio Ambiente norueguês. O programa de longo prazo de bilhões de dólares tem o objetivo de conter a redução da floresta tropical amazônica para frear o aquecimento global, em troca de pagamentos anuais. Os maiores depósitos de dióxido de carbono do mundo.

Leia mais

Janeiro 11, 2018

Órigo energia inicia operações da primeira fazenda solar do país

Soluções Ambientais

Há um crescimento exponencial no investimento em energia solar. Segundo dados levantados pela ABSolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – atualmente o setor cresce uma taxa de 300% ao ano e há a promessa de crescer mais de R$ 4,5 bilhões até o final de 2017. De olho na evolução do mercado, a Órigo Energia, antiga EBES, que desde 2010 desenvolve a implanta sistemas de energia elétrica solar no Brasil, anunciou o início das operações da primeira Fazenda Solar do Brasil.

Leia mais