Fevereiro 22, 2018

MMA quer conter o desmatamento na produção de soja e pecuária

Soluções Ambientais

O Ministério do Meio Ambiente desenvolveu grupos de trabalho para controle do desmatamento na cadeia produtiva da soja e no setor pecuarista. O objetivo destes grupos é propor ações de prevenção, e contribuir para a realização dos planos de combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Essas medidas são necessárias para o cumprimento das metas assinadas pelo Brasil no Acordo de Paris, sobre a mudança do clima.

A ideia é a construção de novas bases para acordos setoriais dentro da quarta fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm) e do Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado). No grupo participam representantes de quatro secretarias do MMA, do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Quanto à soja, o Grupo de Trabalho terá reuniões com periodicidade mínima de três meses. Entre as atividades, está a construção de acordos setoriais como a moratória da soja, acordo de mais de 10 anos que impede a comercialização do grão que vem de áreas desmatadas da Amazônia. Também discutirão propostas voltadas para a promoção da sustentabilidade e rastreabilidade no setor, Além de buscar soluções inovadoras para frear a expansão da soja em áreas de vegetação natural.

O Grupo de Trabalho para Controle do Desmatamento na Cadeia Produtiva da Pecuária encontrará iniciativas do governo e de outras instituições sobre a atividade pecuarista, além de impulsionar a sustentabilidade e o monitoramento do setor. Desenvolverão também soluções para o controle da origem do gado, para a verificação da conformidade dos imóveis rurais. Também irão contribuir para a construção de acordos setoriais que promovem o combate ao desmatamento.