Janeiro 24, 2018

5 tipos de poluição do solo

Soluções Ambientais

O solo é essencial para o crescimento e desenvolvimento de milhares de plantas, e a sua poluição pode ser responsável por diversos danos.

A poluição do solo pode ser causada por diferentes agentes, como: fertilizantes, componentes químicos, medicamentos, metais, acidentes, desastres naturais, etc.

5 tipos de poluição do solo:

Poluição causada por defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas quando utilizados em grande escala, não só afetam insetos e pragas, mas também causam a poluição do solo de sua região. Os alimentos também podem ser contaminados e o local pode se tornar infértil, quando usados por longos períodos.

Poluição causada por fertilizantes

Os fertilizantes utilizados para solucionar problemas no solo, podem agravar os mesmos, quando usados por longos períodos de tempo.

Poluição causada por metais pesados

Metais pesados usados por indústrias e fábricas, quando são descartados no solo, podem poluir de maneira altamente agressiva.

Poluição causada por componentes químicos

Os componentes químicos também podem causar desequilíbrio no solo. Até mesmo as substâncias que parecem inofensivas, tais como detergentes ou tinturas poluem agressivamente o solo.

Poluição causada pela falta de tratamento do esgoto

A ausência de tratamento certo para o esgoto é um problema recorrente em todo o Brasil, o que faz com que esse tipo de poluição de solo seja um dos mais comuns aqui. Resíduos não tratados ajudam na proliferação de microrganismos e, consequentemente, de doenças, podendo inclusive, tornar o solo irrecuperável.