Janeiro 27, 2015

Conheça os benefícios de usar o selo verde para as empresas

Soluções Ambientais

Após a criação do protocolo de Kyoto, o mundo passou a ter seus olhos voltados para questão da sustentabilidade. Nesse momento, as empresas começaram a se preocupar em alinhar seus interesses econômicos a interesses ambientais, diminuindo o impacto das suas atividades no planeta.

Hoje, provar ser um empreendimento sustentável significa se destacar no mercado e ganhar a confiança e a credibilidade dos consumidores e de outras empresas. E a maneira mais efetiva de mostrar para seus clientes que o seu negócio se preocupa com o meio ambiente é conseguir os chamados “selos verdes”, junto às instituições normativas.

Quer saber são os benefícios de ter um selo sustentável para a sua empresa? Então confira o nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Por que aderir a um selo verde?

A adesão a um selo verde é voluntária, ou seja, não existe nenhuma lei que obrigue uma empresa a buscar esse tipo de certificação. No entanto, o próprio mercado exige que as companhias invistam em sustentabilidade. Algumas grandes corporações, por exemplo, só compram materiais e produtos de empresas que tenham um selo verde em seus processos de produção.

Consequentemente, se sua empresa não demonstra que se preocupa com o ambiente e investe em ações socioambientais, irá inevitavelmente perder espaço para a concorrência de forma gradativa. Além disso, há vários outros benefícios que fazem aderir a um "selo verde" valer a pena.

Como conseguir um selo verde?

Existem vários tipos de selos ecológicos. Cada um deles tem uma função definida e critérios diferentes de avaliação. O selo ISO 14001, por exemplo, reconhece a efetividade de um Projeto de Sistema de Gestão Ambiental, ou seja, uma empresa que elimina os impactos das suas atividades no meio ambiente.

Para conseguir o selo ISO 14001 é necessário requerer uma auditoria de uma empresa terceirizada autorizada. Essa auditoria irá indicar em que pontos sua companhia age contra o meio ambiente, mostrando as soluções a serem adotadas para resolver cada um desses problemas.

Como esse selo verde possui um prazo de validade de 3 anos, é preciso realizar outra auditoria para renová-lo após esse período, garantindo que a empresa se mantenha sempre a par das boas práticas ambientais da atualidade.

Quais são os benefícios do selo verde para a minha empresa?

Ao adequar os processos da sua empresa e conseguir um selo verde, além de ajudar o planeta, você poderá transmitir suas ações de sustentabilidade e responsabilidade para seus clientes e fornecedores.

Consolidar a imagem de empresa séria, que tem responsabilidade ambiental e se preocupa com seus impactos na natureza e se estabelecer como referência no mercado são apenas alguns dos benefícios que ter um selo sustentável pode oferecer ao empreendimento. Conseguir essa certificação também pode:

  • Abrir as portas do seu negócio para grandes empresas que priorizam a compra de materiais e produtos de empresas sustentáveis;
  • diminuir desperdícios e melhorar seus processos internos;
  • melhorar o relacionamento da sua empresa com a comunidade local;
  • dar acesso a linhas de crédito privilegiadas em vários bancos que oferecem vantagens a empresas sustentáveis, como o BNDES, BNB, Sudene, Itaú, entre vários outros;
  • sinalizar comprometimento com os acionistas e fornecedores da empresa através do selo ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) na bolsa de valores;
  • e permitir que a sua empresa exporte seus produtos (no caso do selo ISO 14001).

Ter um selo verde, portanto, vai muito além de simplesmente cultivar a imagem do seu empreendimento: ele traz vantagens reais tanto para o planeta quanto para os negócios.

Sua empresa possui um selo verde? Qual é a principal vantagem, na sua opinião? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas nos comentários e conte com a ajuda da Onira para tornar a sua empresa mais sustentável!