Outubro 02, 2015

G7 pretende reduzir em 70% as emissões de gases estufa.

Onira Soluções Ambientais

Há quantas décadas ouvimos discussões e impasses sobre este assunto? E parece que ainda vai demorar um pouco para vermos concluídos os assuntos relacionados à redução das emissões de gases estufa.

Os países mais industrializados do mundo assumiram este ano o compromisso de tornarem suas economias menos dependentes dos combustíveis fósseis — sobretudo o carvão —, maiores responsáveis pelo aquecimento global. Reunidos no estado da Baviera, na Alemanha, os líderes do G7 (grupo que reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) defenderam uma “diminuição importante das emissões mundiais dos gases que provocam o efeito estufa” ao longo do século.

As sete nações se dizem empenhadas em contribuir com a resposta global necessária ao aumento da temperatura no planeta e querem reduzir, até 2050, de 40% a 70% as emissões de gases de efeito estufa em relação às observadas em 2010. Em um comunicado conjunto, o grupo se comprometeu a fazer todo o possível para “conquistar uma economia mundial sóbria em carbono no longo prazo”.

Segundo o presidente francês, François Hollande, os objetivos anunciados refletem compromissos ambiciosos e realistas. No entanto, reconheceu a chanceler alemã, Angela Merkel, as medidas são resultado de “conversações difíceis”. “Os negociadores realizaram um duro trabalho”, disse a anfitriã na coletiva de imprensa ao fim do encontro.