Julho 31, 2015

Reduzir, reutilizar e reciclar entenda a diferença

Soluções Ambientais

As palavras podem até se parecer, mas cada uma delas remete a uma ação diferente. Para aprofundar o seu conhecimento sobre melhorias sustentáveis para a sua empresa, vale a pena entender alguns termos muito conhecidos por nós, mas que não são sinônimos entre si.

Reduzir significa evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo. Por exemplo: preferir produtos que tenham refil.

Reutilizar significa reaproveitar o material em outra função. Por exemplo: usar os potes de vidro com tampa para guardar miudezas (botões, pregos, etc)

Reciclar significa transformar materiais já usados por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos. Um exemplo disso é transformar embalagens PET em tecido de moletom.

Vale a pena entender também:

RECICLÁVEL É DIFERENTE DE RECICLADO.

Reciclável indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. Certos materiais, embora recicláveis, não são aproveitados devido ao custo do processo ou à falta de mercado para o produto resultante.

RECICLAR É DIFERENTE DE SEPARAR.

Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem