Um futuro sustentável com a Economia Circular.
Imagine um futuro totalmente sustentável. Um cenário digno da criatividade de Isaac Asimov, (o pai dos robôs na Literatura), em que os avanços tecnológicos resultam em arranha-céus tocando os dedos de Deus, máquinas voadoras percorrendo os céus como enxames desgovernados, energia limpa para todos, bem como um sistema que reaproveita o lixo descartado, restaurando-o para uma segunda vida.
Ao menos, a última parte dessa história pode não demorar tanto para sair das páginas dos livros de ficção científica. Ela até já está na agenda ambiental europeia. O nome desse novo capítulo da humanidade? Economia Circular.
Para enxergar esse conceito, é preciso compreender o modelo de produção que o homem pratica desde o surgimento da indústria. Conhecido como Linear, ele é baseado na extração da matéria-prima, seu uso na fabricação de produtos e, posteriormente, o descarte de resíduos. Sabe-se que o meio ambiente não sai incólume dessa equação: dentre as principais consequências da aplicação prolongada do Modelo Linear, estão o esgotamento e a contaminação dos recursos naturais.
A Economia Circular, por sua vez, visa transformar cada etapa do modelo de produção atual, de modo a torna-lo um ciclo completo. No caso, todos os materiais descartados seriam reaproveitados para gerar novos produtos. Sim, você não leu errado: são todos mesmo! Isso não apenas minimizaria os danos ao meio ambiente, como também geraria empregos e garantiria renda sólida para milhares de pessoas.
A Comissão Europeia estima que a Economia Circular pode dar origem a uma poupança de até €600 bilhões nos negócios. Tá, mas e o Brasil? Faça as contas: todos os anos, o país deixa de ganhar aproximadamente R$ 8 bilhões não eliminar adequadamente seus resíduos sólidos. Percebe como todos saem ganhando com essa mudança?
Tamanha é a relevância do tema que universidades estrangeiras já estão oferecendo cursos de graduação com foco no modelo em questão. É o caso da Alemanha, que forma todos os anos centenas de especialistas em Kreislaufwirtschaft (Economia Circular, em alemão). Algumas das estratégias para a implantação dessa proposta em todo o mundo são: desenvolvimento de produtos com materiais facilmente recicláveis e a implantação de leis ambientais para forçar as empresas a se reinventarem, além da chamada Logística Reversa, que nada mais é do que a reinserção dos resíduos no ciclo de produção (por meio da recuperação e reciclagem de materiais).
A Onira já faz parte desse futuro. Colocamos à sua disposição as mais modernas soluções em gestão ambiental – como a própria logística reversa. Ajudamos você a amenizar os impactos ambientais causados pelo seu lixo e até mesmo a agregar valor ao que seria descartado.