Junho 26, 2015

Workshop de reciclagem no hospital Santa Catarina

Soluções Ambientais

Nesta sexta, a Onira participou do Sustentabilidade é aqui e agora, evento promovido pelo Hospital Santa Catarina. Trata-se de um série de workshops voltados a atualizar o quadro de funcionários da instituição a respeito de questões ambientais, bem como capacitá-los a realizar o descarte de materiais hospitalares de forma otimizada e segura.

A consultora ambiental da Onira, Carla Iema, ministrou a oficina Reciclagem de Plástico, que apresentou o passo a passo deste processo tão essencial para a preservação do meio ambiente – e que pode, sim, ser adaptado para eliminar determinados resíduos em centros médicos. É o caso dos materiais que não sofreram qualquer tipo de interação com os pacientes, como garrafas, embalagens de utensílios médicos e alimentos, radiografias, entre outros.

Como estes itens, muitas vezes, acabam sendo descartados junto com os chamados Resíduos Perigosos (inflamáveis, tóxicos ou que oferecem risco de contaminação), os hospitais deixam de economizar verdadeiras fortunas. Mais do que uma medida ecologicamente correta, a reciclagem é uma forma eficiente de geração de renda. Por isso a necessidade de se aprofundar neste tema.

Este e outros tópicos operacionais foram abordados no workshop, que foi um verdadeiro sucesso! Parabéns a todos os envolvidos! A Onira agradece a oportunidade de participar desta iniciativa e coloca-se à disposição para as próximas edições do evento.