Fevereiro 01, 2018

Compostagem: reaproveitamento de recursos

Soluções Ambientais

O desperdício nos cerca por todo o nosso cotidiano da vida moderna, seja pelo descarte de cascas de ovos, cascas de frutas ou restos de comida mesmo. Entretanto, todos esses itens são ótimos ingredientes para a compostagem orgânica, e formação de adubo.

A especialista em jardinagem e paisagismo, Raquel Patro criou seu próprio método para reutilizar restos de alimento, os convertendo em nutrientes para suas plantas. Ela guarda cascas de frutas, como banana, laranja, abacaxi e mamão, além de cascas de cebola, ovos, e borra de café entre outros materiais orgânicos. Para evitar o mau cheiro causado pela decomposição dos materiais orgânicos, ela expõe os restos ao sol, e dessa maneira, a água vai embora. Depois, a especialista bate todos os materiais em um liquidificador, e o resultado é uma farinha altamente nutritiva para o cultivo de plantas. Raquel ainda armazena esta farinha em uma sacolinha plástica, que é mantida ao abrigo da luz, do calor e da umidade, reservando assim o seu valor nutritivo por um prazo maior. E por fim, o composto é aplicado para fertilizar as plantas. A especialista garante que as plantas que recebem este material orgânico como adubo apresentam uma aparência muito melhor e com muito mais vida, do que àquelas que não recebem a aplicação do composto.

A melhor forma de realizar a reciclagem de alimentos é por meio da compostagem orgânica, porque o material volta para terra, finalizando seu ciclo, e nutrindo a região para o cultivo de novos alimentos.
Ficou interessado?

Entre em contato conosco! A Onira está preparada para oferecer esta, e outras soluções ambientais para você e sua empresa.