Novembro 06, 2015

Econoivas: a nova moda agora é casar de verde

Onira Soluções Ambientais

Nem mesmo a crise econômica é capaz de frear os sonhos dos casais brasileiros. Só no ano passado, a indústria do casamento tupiniquim cresceu 25% e movimentou aproximadamente R$ 15 bilhões. Neste cenário, algumas pessoas vêm buscando formas de economizar e, ao mesmo tempo, inovar na decoração, no vestido e em outros elementos relacionados à celebração do matrimônio. Uma tendência atual que casa perfeitamente (sem trocadilhos!) com essa necessidade e ainda ajuda reduzir os impactos ambientais são os chamados eco-weddings, ou casamentos sustentáveis.

Não existe um manual de regras para fazer um eco-wedding. É só pensar verde e ser criativo. Na personalização do ambiente e montagem de enfeites, os recicláveis são a melhor opção: caixas de leite, pallets de madeira, garrafas pet ou de vidro (sobretudo de cervejas importadas) evitam gastos excessivos com empresas de decoração, bem como dão uma cara retro chic ao evento. Para não ter dor de cabeça na hora de reunir os itens que serão usados na personalização, você pode negociar com empórios de bebidas, catadores ou até mesmo mobilizar amigos, padrinhos e familiares.

Arranjos de flores não podem faltar em um casamento. E a solução para economizar e agredir a Mãe Natureza o mínimo possível é trabalhar com as flores da estação. Existe também a possibilidade de montar esses arranjos a partir dos materiais reciclados coletados, pasta de modelar, papel colorido, velcro, entre outros materiais vendidos em qualquer papelaria.

Os convites podem ser feitos com papel reciclável ou diretamente em fotos impressas do casal. Além de ser original, essa última descarta a necessidade de usar os papéis caríssimos oferecidos pelas gráficas. Trabalhar somente com convites virtuais também tem as suas vantagens. Você pode desenvolver peças interativas, com jogos, animações e links para o site dos noivos.

Até o vestido pode ser ecologicamente correto. Alguns ateliês e costureiras já estão se especializando na arte de fabricar vestimentas a partir de seda, cânhamo e outros produtos orgânicos. Um exemplo é o trabalho da designer de moda Iáskara Isadora, que chamou a atenção da mídia recentemente por desenvolver vestidos inteiros com sacos de cimento e fibras de bananeira.

São muitas as possibilidades. Se você quer outras ideias para tornar o dia mais importante da sua vida sustentável, o site Casando Sem Grana preparou um especial sobre o assunto. Acesse o link abaixo e inspire-se!

Casamento ecológico, é possível casar sem desperdício