Abril 28, 2016

Como obter o selo verde para sua empresa?

Onira Soluções Ambientais

O Programa de Rotulagem Ambiental (ISO 14020) é um dentre uma série de normas de Certigicação de Sistema de Gestão Ambiental - determinados pelo ISO 14000. O que diferencia as duas normas reguladoras é que uma certifica o produto (ISO 14020) enquanto a outra certifica o processo produtivo (ISO 14020).

Na prática, o Selo Verde é um rótulo colocado em produtos comerciais que garante que aquele produto não foi produzido e nem degradou um bem natural em nenhuma etapa de sua produção, assim como seu uso, embalagem ou resíduo final não causará impacto ambiental.

O ISO 14020 determina dois conceitos básicos de Selo Verde: o primeiro é a declaração de uma terceira entidade regulamentadora regional de que o produto de uma determinada empresa é ambientalmente correto; e o segundo é uma autodeclaração da empresa dizendo no rótulo que seu produto é reciclável, agride menos ao ambiente ou consome menos energia para funcionamento.

O objetivo do Selo Verde é estimular mudanças nos padrões de consumo e produção e no impacto deste consumo no meio ambiente. Para a manutenção do Selo Verde a empresa deve, periodicamente, apresentar estudos técnicos e laudos que comprovem que seu produto não é agressivo ao ambiente.

É importante ressaltar que o Selo Verde é uma ecoetiqueta. Na prática, ele é direcionado para que o consumidor final entenda que aquela empresa respeita os padrões estabelecidos pelo órgão regulador que o fornece. Mas, para business, é importante tratar o Selo Verde pelo seu número de certificação, de forma que outras empresas, bem como a concorrência, se atentem a isso.

Para entender mais sobre a certificação e verificar a possibilidade de conseguí-la para a sua empresa, converse conosco!