Agosto 17, 2017

Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental

Soluções Ambientais

Todos os recursos naturais que poderiam ser renovados ao longo de todo o ano de 2017 foram consumidos nos oito primeiros meses do ano. Desde então, o que se consome equivale à utilização das reservas dos recursos. Os cálculos são da ONG Global Footprint Network, responsável pelo cálculo anual.

O dia em que esta marca de consumo é atingida recebe o nome de “Dia da sobrecarga da Terra”. De acordo com a ONG, a cada ano a data chega mais cedo. Em 2000, por exemplo, ocorreu no início de outubro. Isso significa que em apenas 17 anos, os recursos passaram a se esgotar dois meses antes.

De acordo coma ONG, viver das reservas dos recursos naturais coloca em risco a sustentabilidade do planeta e não pode se tornar um hábito, já que os recursos não serão providos indefinidamente.
A causa da diminuição dos recursos naturais do planeta pode ser atribuída à crescente demanda por bens de consumo que, além estimular a utilização não sustentável dos recursos, trata seus resíduos de forma a prejudicar o meio ambiente.

O custo deste consumo excessivo já pode ser percebido na escassez de água, desertificação, erosão dos solos, além de uma série de outros fatores relacionados à agropecuária, como a queda da produtividade.
Há muitas formas de se buscar o desenvolvimento sustentável. Uma delas é reduzir a geração de resíduos alimentares. A ONG Global Footprint Network estima que se essa redução fosse da ordem de 50% ao ano, o Dia de sobrecarga da Terra poderia chegar até 12 dias mais tarde.

O fato é que muitas vezes a indústria e os consumidores não estão plenamente conscientes do impacto que sua atuação pode causar no equilíbrio ambiental. Por isso, muitas práticas passam despercebidas, mas as consequências invariavelmente surgem e atingem a todos.

As empresas e indústrias que desejam desenvolver um plano efetivo de gestão ambiental têm como opção contar com consultorias especializadas no desenvolvimento deste tipo de projeto.

A Onira realiza a consultoria, assessoria e treinamento para implantação, manutenção e melhoria do sistema de gestão dos resíduos das empresas, com um escopo voltado para avaliação da qualidade de processos, destinação adequada, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e responsabilidade social.

A consultoria ambiental trabalha para identificar os aspectos legais e ambientais que envolvem a atividade, avaliar os requisitos necessários para o cumprimento das legislações e indicar ações de melhoria ou de adequação.

Para saber como sua empresa e sua comunidade podem se beneficiar com um plano de Gestão Ambiental de qualidade, entre em contato conosco e tire suas dúvidas: (11) 5181-2533 / 3297-5606.