Setembro 27, 2016

Entendendo o gerenciamento total de resíduos sólidos.

Onira Soluções Ambientais

Hoje é essencial que toda empresa entenda o quanto é importante descartar seus resíduos corretamente. E essa preocupação não deve estar apenas na visão de indústrias ou empresas produtoras. Todo negócio, até os prestadores de serviços, geram resíduos e na maioria das vezes, os envolvidos não se atentam em como descartá-los de forma correta.

Antes de buscar as melhores tecnologias, o gestor deve conhecer muito bem os Aspectos Legais que regem o setor de resíduos sólidos na sua região, tanto na esfera municipal, estadual como nacional. No Brasil a Lei 12.305/2010 rege o setor de resíduos sólidos e define a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos sólidos da seguinte maneira:

Na geração
Redução,
Reutilização,
Reciclagem,
Tratamento dos resíduos sólidos e
Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Estando a par de todos os aspectos legais, a empresa deve então partir para conhecer os tipos de tecnologias disponíveis para cuidar de seus resíduos. Aqui é importante que a contratada especialista em soluções ambientais ofereça um conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, baseadas em critérios ambientais, sanitários e econômicos para identificar, classificar, quantificar, segregar, acondicionar, armazenar e transportar os resíduos.

A maneira como a sua marca cuida dos resíduos gerados impacta diretamente em sua imagem perante o mercado. Agregar valor através da sustentabilidade depende (e muito!) da escolha correta de quem vai planejar as soluções ambientais que irão nortear a companhia.