Outubro 16, 2015

Novas tecnologias no tratamento de água e efluentes

Soluções Ambientais

A demanda por novas tecnologias para o tratamento de água, efluentes industriais e municipais, e os resíduos gerados por estes sistemas são cada vez mais estudados e analisados quanto a suas eficiências, assim como sua capacidade de redução de custos.

Os processos industriais e a agricultura são responsáveis por grande parte do consumo de água em nosso país, sendo o tratamento de efluentes industriais e domésticos realizados com o emprego de diferentes processos físicos, químicos ou biológicos. Na maioria das vezes, é necessário aplicar um conjunto de mais de um desses processos para que o efluente retorne em condições adequadas de destinação ou que seja passível de reuso. Listamos algumas das tecnologias para o tratamento de água e afluentes: Tratamento físico-químico

O tratamento físico-químico da água e efluentes é usado principalmente para:

  • Controlar poluentes não removidos por processos biológicos convencionais; - Fazer o tratamentos de água potável das estações de tratamento de água (ETA´s); - Reduzir a carga orgânica precedendo o tratamento biológico diminuindo o dimensionamento da ETE.

O processo físico-químico retira também poluentes como o fósforo orgânico solúvel, nitrogênio, matéria orgânica (DBO), DQO, bactéria e vírus, sólidos em suspensão, sólidos coloidais e soluções que contribuam para turbidez. Umas das aplicações mais nobres é o uso para produzir água potável.

Tratamento biológico

O tratamento biológico é utilizado para gerar degradação de matéria orgânica dos efluentes, através de ação de agentes biológicos como bactérias, protozoários, etc que pode ocorrer de forma aeróbio, com utilização de oxigênio e anaeróbio, sem oxigênio.

Tecnologia MBR (Membrane BioReactor)

O sistema MBR está entre o que existe de mais avançado em tratamento de efluentes domésticos e industriais, com eficiência elevada e aplicação em diversas situações. Usualmente é utilizada acoplada a um biorreator aeróbio, podendo ser instalada em sistemas. já existentes de lodos ativados, por exemplo. Por trabalhar com concentrações de sólidos maiores que os sistemas biológicos comuns, pode ser empregada em tanques de aeração mais compactos que os utilizados em sistemas de lodos ativados.