Julho 24, 2015

Implantação de coletas seletivas nas empresas

Soluções Ambientais

O desconhecimento e a falta de informação ainda fazem com que muitas empresas não se atentem às necessidades ambientais do mercado. Todas as atividades de uma companhia precisam estar alinhadas à legislação. Para isso, uma das etapas importantes da regulamentação de uma empresa é a Implantação de Coletas Seletivas.

Coleta Seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental, na medida em que sensibiliza a empresa sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

No processo de implantação é natural contratar uma empresa que ofereça Serviços e Soluções ambientais para gerenciar todo o processo. É realizado um planejamento de como será inserida a Coleta Seletiva para depois vir a implantação, que passa pelas fases de compras de equipamentos, treinamentos, comunicação e lançamento do projeto. Para finalizar, acontece a etapa de manutenção do sistema de Coleta Seletiva implantado.

São Inúmeras as vantagens:

Diminui a exploração de recursos naturais; Reduz o consumo de energia;
Diminui a poluição do solo, da água e do ar; Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo; Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
Diminui o desperdício; Diminui os gastos com a limpeza urbana;
Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias; Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

É por isso que a Onira oferece toda consultoria ambiental, assessoria e treinamento para implantação, manutenção e melhoria do sistema de gestão dos clientes com escopo voltado para qualidade de produto/processo, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e responsabilidade social.