Dezembro 06, 2017

Ministério do Meio Ambiente desenvolve cartilha sobre descarte correto de lixo orgânico

Soluções Ambientais

No Brasil, hoje, são produzidas cerca de 250 mil toneladas de lixo por dia, sendo que 52% são de lixo orgânico. Mas o descarte desses resíduos é feito de forma inadequada pela população, provocando diversos danos para o planeta. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente lançou uma cartilha online que informa de maneira didática tudo sobre o descarte correto de lixo orgânico. A ideia surgiu após o Órgão notar que esses resíduos representam metade do lixo gerado no Brasil, o que é preocupante por ameaçar o meio ambiente, liberar chorume e gases de efeito estufa no solo e ar, fazendo com que estes fatores contribuam para o aparecimento e propagação de animais que transmitem diversas doenças.

O manual é fruto de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente com o SESC e a Cepagro de Santa Catarina, e visa transmitir o que é ou não correto para que os resíduos orgânicos, como aparatos de madeira, esterco e restos de comida e poda, voltem para o solo de forma segura e sejam utilizados como adubos naturais em jardins, hortas, pastos e na recuperação de áreas degradadas.

A cartilha ainda conta com dicas para a compostagem doméstica, comunitária e institucional, apresentando a melhor forma da separação do lixo e descarte de materiais. Também mostra alternativas para o tratamento dos resíduos orgânicos, por exemplo: vermicompostagem (com minhoca), enterramento, biodigestão e incineração.

O principal objetivo para o Ministério é: impulsionar a compostagem no Brasil, para que a população e as instituições adotem a autogestão e percebam o grande potencial de aproveitamento dos lixos orgânicos.

Se você tem vontade de realizar um projeto de compostagem em sua companhia, a Onira pode te ajudar. Entre em contato conosco.