Agosto 02, 2017

Descarte de resíduos sólidos

Soluções Ambientais

O desenvolvimento económico e industrial aumentou a geração de resíduos afetando não só o ambiente, mas também a qualidade de vida da população.
Desde as microempresas até as grandes indústrias, independente do porte ou área de atuação, existe a necessidade da correta destinação dos resíduos gerados. Cada tipo de atividade vai gerar um tipo de lixo e cada um deles precisa de tratamento e destinação específicos.

Um resíduo industrial é a sobra proveniente de um processo produtivo, que pode estar direta ou indiretamente relacionado com a atividade principal, mas este refugo produtivo, que não serve mais para uma determinada atividade, pode eventualmente ser usado como recurso para outro tipo de atividade e, ainda, ser comprado como matéria-prima. Do ponto de vista econômico, este conceito traz uma mudança significativa, resultando em aumento de produtividade e melhor utilização e conservação dos recursos naturais.

Sem dúvida, é necessário que haja um investimento no tratamento dos diferentes tipos de resíduos, mas os benefícios trazidos e os problemas evitados (ambientais, sociais e legais) compensam.
Graças à crescente consciência que um tratamento adequado pode trazer para as indústrias, tem ocorrido progressos e avanços tecnológicos no tratamento dos resíduos industriais. Com técnicas que vão desde a descaracterização de um produto acabado, para a proteção de marca, até a transformação de um resíduo em matéria prima novamente, dispomos hoje de grande variedade de ferramentas que podem ser usadas para se conseguir o tratamento mais seguro para qualquer tipo de resíduo.

O descarte inadequado sempre deve ser evitado pois além de ser uma agressão ao meio ambiente, atualmente é enquadrado como prática ilegal. Se descartado no solo, por exemplo, o lixo contamina e causa modificações nas características não só do próprio solo, mas também da água. Caso o descarte ocorra nos rios poluem e prejudicam a vida de peixes e outros seres vivos além de causar doenças e até a morte de seres humanos.

O apoio da consultoria

Para fazer o gerenciamento de todo este processo, o ideal é contar com uma consultoria especializada como a ONIRA Soluções Ambientais. Além de desenvolvermos o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de sua empresa, cuidamos de todo o processo de Gestão de Resíduos, indo desde a obtenção das licenças legais de tratamento e destinação, passando pela capacitação dos colaboradores, orientação sobre armazenagem correta, forma de transporte e tratamento, finalizando com relatórios personalizados documentando o procedimento adotado e a adequação a todas as normas legais envolvidas.
Para entender melhor entre em contato conosco (11) 5181-2533 / 3297-5606.