Agosto 28, 2015

Ceará inicia medidas de armazenamento do lixo com menos impacto ambiental

Onira Soluções Ambientais

Estado do Ceará inicia medidas de armazenamento do lixo com menos impacto ambiental

Um projeto-piloto para a gestão de resíduos sólidos já está sendo implantado em Cascavel, Pindoretama e Beberibe, no estado do Ceará. Gestores municipais estão sendo orientados a tomar medidas de armazenamento do lixo com menos impacto ambiental, ou seja: são medidas para diminuir a quantidade de lixo que chega aos depósitos clandestinos enquanto os aterros sanitários não são construídos.

A lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), deu prazo para que municípios de todo o País desativassem os lixões e apresentassem projetos para a construção de aterros sanitários.

No Ceará, nenhum dos 184 municípios cumpriu o que manda a legislação. Segundo a Sema (Secretaria do Meio Ambiente), um dos motivos para o não cumprimento é a “locação de recursos”. Segundo eles, a meta estipulada pela lei era difícil de ser atingida.. Atualmente, há apenas cinco aterros sanitários no Estado.

Os ecopontos, a coleta seletiva e a educação da população também são algumas das propostas para diminuir os resíduos que chegam aos lixões.