Julho 06, 2017

Gestão correta dos resíduos hospitalares: uma questão de saúde e preservação do Meio Ambiente.

Soluções Ambientais

Lixo hospitalar é descartado de forma irregular”. Segundo matéria do Diário de Arapiraca, seringas e agulhas, que são produtos altamente contaminantes e perigosos, foram encontradas dentro de sacolas plásticas junto ao lixo comum de um dos hospitais da cidade. Infelizmente esse tipo de notícia ainda comum no Brasil.

O lixo hospitalar, hoje denominado de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), são todos e quaisquer materiais provenientes de estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, consultórios médicos e veterinários, clínicas de vacinação, laboratórios, drogarias e farmácias, entre outros, que representam risco à saúde humana e ao meio ambiente. Segundo dados da organização “Hospitais Saudáveis”, o país gera cerca de 200 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, desse total, 2 mil toneladas/ dia são provenientes das unidades de saúde.

Para que todo processo de descarte seja feito de forma segura é preciso implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, PGRSS, um conjunto de procedimento de gestão que visa o correto gerenciamento dos resíduos produzidos nos estabelecimentos,
seguindo rigorosamente as legislações ANVISA RDC 306 e CONAMA 358.

A Onira Soluções Ambientais tem grande experiência neste segmento com um trabalho específico de implantação de todas as normas e legislações definidas para a realização de ações relativas ao manejo, segregação, condicionamento, coleta, armazenamento, transporte e o descarte dos resíduos provenientes das instituições de saúde, através de um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento que inclui:

  • Gestão de obsolescência de estoque;

  • Destinação sustentável de produtos e resíduos;

  • Valoração de resíduos recicláveis;

  • Projetos de logística reversa - do material em estoque e do resíduo pós-consumo no site do cliente;

  • Compostagem de Resíduos Orgânicos;

  • Destinação de Explantes;

  • Treinamento in-company;

  • Pré-auditoria e acompanhamento de auditorias da JCI, ISO e outras aplicáveis;

  • Licenciamento junto a CETESB, Anvisa e IBAMA.

Os serviços desenvolvidos pela Onira Soluções Ambientais são voltados para garantir a qualidade de produto/processo, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e responsabilidade social.

fontes : [https://gestaoderesiduos.ufsc.br/residuos-com-risco-biologico/](https://gestaoderesiduos.ufsc.br/residuos-com-risco-biologico/) [https://hospitaissaudaveis.org/](https://hospitaissaudaveis.org/)