Junho 09, 2016

Um futuro sustentável com a Economia Circular.

Onira Soluções Ambientais

Imagine um futuro totalmente sustentável. Um cenário digno da criatividade de Isaac Asimov, (o pai dos robôs na Literatura), em que os avanços tecnológicos resultam em arranha-céus tocando os dedos de Deus, máquinas voadoras percorrendo os céus como enxames desgovernados, energia limpa para todos, bem como um sistema que reaproveita o lixo descartado, restaurando-o para uma segunda vida.

Ao menos, a última parte dessa história pode não demorar tanto para sair das páginas dos livros de ficção científica. Ela até já está na agenda ambiental europeia. O nome desse novo capítulo da humanidade? Economia Circular.

Para enxergar esse conceito, é preciso compreender o modelo de produção que o homem pratica desde o surgimento da indústria. Conhecido como Linear, ele é baseado na extração da matéria-prima, seu uso na fabricação de produtos e, posteriormente, o descarte de resíduos. Sabe-se que o meio ambiente não sai incólume dessa equação: dentre as principais consequências da aplicação prolongada do Modelo Linear, estão o esgotamento e a contaminação dos recursos naturais.

A Economia Circular, por sua vez, visa transformar cada etapa do modelo de produção atual, de modo a torna-lo um ciclo completo. No caso, todos os materiais descartados seriam reaproveitados para gerar novos produtos. Sim, você não leu errado: são todos mesmo! Isso não apenas minimizaria os danos ao meio ambiente, como também geraria empregos e garantiria renda sólida para milhares de pessoas.

A Comissão Europeia estima que a Economia Circular pode dar origem a uma poupança de até €600 bilhões nos negócios. Tá, mas e o Brasil? Faça as contas: todos os anos, o país deixa de ganhar aproximadamente R$ 8 bilhões não eliminar adequadamente seus resíduos sólidos. Percebe como todos saem ganhando com essa mudança?

Tamanha é a relevância do tema que universidades estrangeiras já estão oferecendo cursos de graduação com foco no modelo em questão. É o caso da Alemanha, que forma todos os anos centenas de especialistas em Kreislaufwirtschaft (Economia Circular, em alemão). Algumas das estratégias para a implantação dessa proposta em todo o mundo são: desenvolvimento de produtos com materiais facilmente recicláveis e a implantação de leis ambientais para forçar as empresas a se reinventarem, além da chamada Logística Reversa, que nada mais é do que a reinserção dos resíduos no ciclo de produção (por meio da recuperação e reciclagem de materiais).

A Onira já faz parte desse futuro. Colocamos à sua disposição as mais modernas soluções em gestão ambiental – como a própria logística reversa. Ajudamos você a amenizar os impactos ambientais causados pelo seu lixo e até mesmo a agregar valor ao que seria descartado.