Abril 28, 2016

Como devem ser descartados os resíduos hospitalares?

Onira Soluções Ambientais

Embora exista muita informação sobre o tema, o correto descarte de resíduos ambientais é ainda um tema bastante debatido e de poucos consensos. Para auxiliá-lo, listamos agora as formas corretas de descartar resíduos hospitalares.

Os resíduos hospitalares devem ser classificados em três grupos:

- Materiais especiais: materiais farmacêuticos, químicos e radioativos;

- Resíduos comuns: são os materiais das áreas administrativas. Sucatas, embalagens reaproveitáveis, resíduos alimentares, papel e afins.

  • Resíduos infecciosos:

materiais que contenham sangue e outros fluídos humanos, materiais perfurocortantes, resíduos de diagnósticos, biópsias e amputações, sondas, drenos, gazes e demais materiais patológicos.

O descarte correto deve seguir os seguintes preceitos:

Grupo 1:

a Comissão Nacional de Energia Nuclear apresenta regulamentação própria para o procedimento de descarte de materiais radioativos como exames de raio-X e resultantes de tratamentos de radioterapia, por exemplo. Mas para o caso de materiais farmacêuticos, por exemplo, o responsável pela logística reversa e destinação final dos resíduos é o próprio fabricante.

Grupo 2: Plásticos, metais, papelão, vidros, papeis e demais materiais reciclaveis devem ser separados internamente e direcionados para a área interna de reciclagem do hospital - quando houver - ou a postos de sucata e reciclagem.

Grupo 3: Os materiais perfurocortantes devem ser separados dos demais materiais em uma embalagem própria e específica para suportá-los sem que haja risco de contamição em seu manejo - de preferência em caixas de papelão. Já os demais resíduos infecciosos devem ser colocados em sacos brancos identificados de forma visível com o símbolo de material infeccioso em sua parte frontal. Esses materiais devem ser incinerados ou levados a depósitos de aterro sanitário pelo sistema de coleta especial.

Em casos de descarte doméstico de medicamentos fora do prazo de validade, devemos procurar pontos de coleta de medicamentos vencidos. Normalmente em farmácias e drogarias são aceitos medicamentos para descarte. Colocar esses medicamentos no lixo comum ou na rede de esgoto pode ser extremamente nocivo ao meio ambiente. Na dúvida, consulte o farmacêutico da sua região para entender melhor sobre o correto descarte de medicamentos vencidos.